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terça-feira, 9 de abril de 2013
BLOG DOS CORREIOS
GACC Bahia comemora 25 anos com selo e carimbo
Para marcar os 25 anos de atuação do Grupo de Apoio à Criança com
Câncer da Bahia (GACC), os Correios lançaram, nesta segunda-feira (8/4),
um selo personalizado e um carimbo comemorativo durante o evento que
ocorreu no Museu da Misericórdia, em Salvador (BA).
A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner; do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto; do diretor regional dos Correios na Bahia, Claudio Moras Garcia; do presidente do GACC/BA, Roberto Sá Menezes; e de Nubia Mendonça, uma das fundadoras do GACC.
Durante o evento, o GACC/BA distribuiu o Troféu 25 Anos a personalidades, empresas e organizações que contribuíram para o êxito da instituição. Em seus discursos, o governador da Bahia e o prefeito de Salvador renderam homenagens aos Correios. Durante o evento, também houve lançamento de livro e inauguração de uma exposição de fotos sobre a trajetória da instituição.
Claudio Moras Garcia destacou a importância do trabalho do GACC, considerado uma referência nacional no apoio às crianças e adolescentes com câncer e aos seus familiares. “A dedicação e o compromisso com o próximo, no caso, crianças e adolescentes com câncer, marcaram esta instituição tantas vezes premiada. São inúmeras histórias e exemplos de dedicação, seriedade e superação que impulsionam a equipe do GACC, os pacientes, parceiros e voluntários a irem cada vez mais longe”, afirmou o diretor em seu discurso.
A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner; do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto; do diretor regional dos Correios na Bahia, Claudio Moras Garcia; do presidente do GACC/BA, Roberto Sá Menezes; e de Nubia Mendonça, uma das fundadoras do GACC.
Durante o evento, o GACC/BA distribuiu o Troféu 25 Anos a personalidades, empresas e organizações que contribuíram para o êxito da instituição. Em seus discursos, o governador da Bahia e o prefeito de Salvador renderam homenagens aos Correios. Durante o evento, também houve lançamento de livro e inauguração de uma exposição de fotos sobre a trajetória da instituição.
Claudio Moras Garcia destacou a importância do trabalho do GACC, considerado uma referência nacional no apoio às crianças e adolescentes com câncer e aos seus familiares. “A dedicação e o compromisso com o próximo, no caso, crianças e adolescentes com câncer, marcaram esta instituição tantas vezes premiada. São inúmeras histórias e exemplos de dedicação, seriedade e superação que impulsionam a equipe do GACC, os pacientes, parceiros e voluntários a irem cada vez mais longe”, afirmou o diretor em seu discurso.
Abril pro Rock movimenta o CCC Recife
A partir desta quarta-feira (10), o Centro Cultural Correios de Recife recebe algumas atividades da 21ª edição do festival Abril pro Rock.
O festival ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril, em Recife, com shows
de várias bandas de rock, e apresenta uma programação cultural que se
estende além da música.
O CCC Recife abrigará a exposição Poster Arte Design II, que traz cerca de 40 obras de artistas brasileiros e internacionais e fica aberta ao público até dia 30 abril.
Além da exposição, o Centro Cultural receberá diversas oficinas gratuitas nas áreas de fotografia, produção de eventos, marketing e música, todas ministradas por profissionais considerados referências no mercado.
A programação completa do festival e as inscrições para as oficinas estão disponíveis no site do Abril Pro Rock 2013. O Centro Cultural Correios fica na Av. Marques de Olinda, 262, bairro do Recife e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.
O CCC Recife abrigará a exposição Poster Arte Design II, que traz cerca de 40 obras de artistas brasileiros e internacionais e fica aberta ao público até dia 30 abril.
Além da exposição, o Centro Cultural receberá diversas oficinas gratuitas nas áreas de fotografia, produção de eventos, marketing e música, todas ministradas por profissionais considerados referências no mercado.
A programação completa do festival e as inscrições para as oficinas estão disponíveis no site do Abril Pro Rock 2013. O Centro Cultural Correios fica na Av. Marques de Olinda, 262, bairro do Recife e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.
Perguntas e respostas – jornal O Estado de S. Paulo
Confira as perguntas enviadas pelo jornal O Estado de S. Paulo e respondidas pela assessoria de imprensa dos Correios:
1) Quais os bairros ou regiões de São Paulo, capital, mais afetados? Quantos casos de roubos foram registrados nos últimos seis meses (julho a janeiro, separadamente, por mês) e em igual período entre julho de 2011 e janeiro 2012 (para fazermos um comparativo)? O Correio usa escolta particular? Já cogitou essa possibilidade? Há algum lugar em São Paulo onde os Correios/Sedex não fazem mais a entrega por causa da criminalidade? Qual a solução proposta pelos Correios para resolver esse problema?
Os Correios adotam as seguintes ações, orientadas pela sua área de monitoramento e pesquisa de segurança, para proteger seus empregados e os objetos dos clientes:
- ações e operações conjuntas com órgãos de segurança pública e junto ao programa PROCARGA (programa de combate ao roubo de carga do Estado de São Paulo);
- investimento em tecnologias de rastreamento;
- entrega interna em locais sem condições de segurança (o destinatário
é notificado para retirar sua encomenda em uma unidade dos Correios);
- serviço de escolta armada na entrega em regiões de risco.
Por se tratar de assunto relacionado à segurança e para preservar seus empregados, os Correios não divulgam estatísticas do assunto nem informações sobre locais onde as medidas preventivas estão sendo adotadas. A empresa presta assistência médica e acompanhamento psicológico aos profissionais que são vítimas de violência.
2) Quais as recomendações dos Correios para pessoas que pretendem enviar objetos de valor pelos Correios (pretendemos fazer uma arte com essas informações)?
Determinados serviços dos Correios já possuem indenização automática, gratuita, em caso de extravio, espoliação ou avaria.
Para o envio de objetos que superem o valor da indenização automática, os Correios oferecem o serviço adicional de Valor Declarado. O cliente declara o valor de um objeto postado sob registro, para fins de ressarcimento. Em caso de extravio ou espoliação, a indenização é feita no montante declarado, proporcional ao dano (parcial ou total) do conteúdo. A indenização é oferecida mediante o recolhimento de 1% do valor declarado.
3) Recebemos diversos casos de leitores que criticam a demora dos Correios em reembolsá-los pelos valores perdidos, mesmo quando se fez seguro. Um dos exemplos envolve Marcius Teixeira de Azevedo, que já buscou resposta até mesmo na Ouvidoria da entidade, e nada até agora. Por que a demora?
Devido ao expressivo crescimento de postagem e circulação da carga dos Correios em dezembro, o volume de manifestações registradas nos canais de atendimento da ECT nos meses subsequentes (janeiro e fevereiro) também aumenta consideravelmente. Com isso, é possível ocorrer eventuais atrasos nas respostas aos clientes e no processo de indenização.
No caso de Marcius Teixeira de Azevedo (SA511103512BR), a resposta ao cliente foi enviada na quinta-feira (14) informando que a indenização será depositada em até 10 dias úteis.
No caso de Marcus Espudaro (EE811232501CN) trata-se de encomenda internacional. As regras internacionais da União Postal Universal (UPU), que orientam os correios de todo o mundo, estabelecem que qualquer pagamento de indenização só pode ser feito ao remetente da encomenda. Nesses casos, o destinatário deve entrar em contato com o remetente e informar que não recebeu a entrega.
1) Quais os bairros ou regiões de São Paulo, capital, mais afetados? Quantos casos de roubos foram registrados nos últimos seis meses (julho a janeiro, separadamente, por mês) e em igual período entre julho de 2011 e janeiro 2012 (para fazermos um comparativo)? O Correio usa escolta particular? Já cogitou essa possibilidade? Há algum lugar em São Paulo onde os Correios/Sedex não fazem mais a entrega por causa da criminalidade? Qual a solução proposta pelos Correios para resolver esse problema?
Os Correios adotam as seguintes ações, orientadas pela sua área de monitoramento e pesquisa de segurança, para proteger seus empregados e os objetos dos clientes:
- ações e operações conjuntas com órgãos de segurança pública e junto ao programa PROCARGA (programa de combate ao roubo de carga do Estado de São Paulo);
- investimento em tecnologias de rastreamento;
- entrega interna em locais sem condições de segurança (o destinatário
é notificado para retirar sua encomenda em uma unidade dos Correios);
- serviço de escolta armada na entrega em regiões de risco.
Por se tratar de assunto relacionado à segurança e para preservar seus empregados, os Correios não divulgam estatísticas do assunto nem informações sobre locais onde as medidas preventivas estão sendo adotadas. A empresa presta assistência médica e acompanhamento psicológico aos profissionais que são vítimas de violência.
2) Quais as recomendações dos Correios para pessoas que pretendem enviar objetos de valor pelos Correios (pretendemos fazer uma arte com essas informações)?
Determinados serviços dos Correios já possuem indenização automática, gratuita, em caso de extravio, espoliação ou avaria.
Para o envio de objetos que superem o valor da indenização automática, os Correios oferecem o serviço adicional de Valor Declarado. O cliente declara o valor de um objeto postado sob registro, para fins de ressarcimento. Em caso de extravio ou espoliação, a indenização é feita no montante declarado, proporcional ao dano (parcial ou total) do conteúdo. A indenização é oferecida mediante o recolhimento de 1% do valor declarado.
3) Recebemos diversos casos de leitores que criticam a demora dos Correios em reembolsá-los pelos valores perdidos, mesmo quando se fez seguro. Um dos exemplos envolve Marcius Teixeira de Azevedo, que já buscou resposta até mesmo na Ouvidoria da entidade, e nada até agora. Por que a demora?
Devido ao expressivo crescimento de postagem e circulação da carga dos Correios em dezembro, o volume de manifestações registradas nos canais de atendimento da ECT nos meses subsequentes (janeiro e fevereiro) também aumenta consideravelmente. Com isso, é possível ocorrer eventuais atrasos nas respostas aos clientes e no processo de indenização.
No caso de Marcius Teixeira de Azevedo (SA511103512BR), a resposta ao cliente foi enviada na quinta-feira (14) informando que a indenização será depositada em até 10 dias úteis.
No caso de Marcus Espudaro (EE811232501CN) trata-se de encomenda internacional. As regras internacionais da União Postal Universal (UPU), que orientam os correios de todo o mundo, estabelecem que qualquer pagamento de indenização só pode ser feito ao remetente da encomenda. Nesses casos, o destinatário deve entrar em contato com o remetente e informar que não recebeu a entrega.
Comemoração do Dia Nacional do Braille
Nesta
segunda-feira (8/4) o País comemora o Dia Nacional do Braille, sistema
de leitura por meio do tato utilizado por cegos em todo o mundo. A
inclusão social e a valorização da pessoa com deficiência visual são
compromissos assumidos pelos Correios.
A Central Braille dos Correios, localizada em Belo Horizonte(MG), transcreve correspondências, inclusive comerciais e de órgãos públicos, da escrita comum para o braille e vice-versa. O objetivo é ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual aos produtos de conveniência postal. Desde sua inauguração, em 2007, já processou cerca de 11,5 mil correspondências.
O portal dos Correios implantou, há um ano, barra de acessibilidade. A ferramenta permite aumentar a fonte, o contraste e facilita a leitura por softwares usados por deficientes visuais. O projeto do novo portal corporativo é 100% acessível.
Os Correios também oferecem o envio de cecogramas, que são correspondências impressas em braille. Além disso, promovem manifestações culturais que apoiam a causa da inclusão. Nesta quarta-feira (10), o Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF), inaugura a exposição Sim, pode tocar! que estimula o público a entrar em contato com as obras pelo tato e pela audição, além da visão.
A Central Braille dos Correios, localizada em Belo Horizonte(MG), transcreve correspondências, inclusive comerciais e de órgãos públicos, da escrita comum para o braille e vice-versa. O objetivo é ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual aos produtos de conveniência postal. Desde sua inauguração, em 2007, já processou cerca de 11,5 mil correspondências.
O portal dos Correios implantou, há um ano, barra de acessibilidade. A ferramenta permite aumentar a fonte, o contraste e facilita a leitura por softwares usados por deficientes visuais. O projeto do novo portal corporativo é 100% acessível.
Os Correios também oferecem o envio de cecogramas, que são correspondências impressas em braille. Além disso, promovem manifestações culturais que apoiam a causa da inclusão. Nesta quarta-feira (10), o Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF), inaugura a exposição Sim, pode tocar! que estimula o público a entrar em contato com as obras pelo tato e pela audição, além da visão.
Publicado em Sustentabilidade
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Com a tag braille, responsabilidade social, sustentabilidade
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